Tradução: Emma
Capítulo 09
Blair e Rosaline suportavam a temporada social do sul com uma perseverança que Vanessa simplesmente não conseguia compreender. A princípio, ela havia presumido que os irmãos não resistiriam nem três dias, mas os Winchester, nobres influentes da capital, pareciam determinados a permanecer na mansão de Gloucester até o exato momento em que seu navio partisse.
A notícia de sua presença havia lançado a sociedade do sul em um verdadeiro frenesi, com uma sucessão incessante de chás, bailes e piqueniques. Rosalind insistia para que Vanessa os acompanhasse, mas, para ela, a temporada social não passava de uma sequência interminável e entediante. Não encontrava prazer algum em tomar chá com as mesmas pessoas, aplaudir homens que retornavam das caçadas, assistir às corridas de cavalos ou examinar meticulosamente os novos catálogos das lojas.
Prefiro passar esse tempo escrevendo, nem que seja apenas uma palavra a mais.
Naturalmente, quando surgiam compromissos inevitáveis, Vanessa, sempre diligente, os cumpria com sua característica dedicação, embora sua mente frequentemente vagasse para outros mundos. Os momentos verdadeiramente insuportáveis, porém, eram de uma natureza completamente diferente.
— Muito bem. — murmurou o barão, deixando seu hálito úmido roçar o ombro de Vanessa.
Estavam no escritório, para onde havia sido convocada por seu tio. Sem qualquer preâmbulo, o barão segurava a sua mão e ordenara que dançassem uma valsa. Enquanto a mão do velho guiava seu corpo, Vanessa suportava tudo rígida e inflexível. Essa aparente demonstração de modéstia parecia agradá-lo, pois seus olhos brilhavam em aprovação.
— Bem-comportada e com um rosto encantador. Criou sua sobrinha de forma admirável.
— Então, seguiremos conforme o combinado? — perguntou seu tio.
— Bem… — começou o barão, e seus olhos se tornaram subitamente afiados, examinando-a como se fosse uma vigarista. Parecendo perceber a antipatia de Wyatt, fez um gesto displicente com a mão. — Não é nada demais. Apenas exijo uma prova da… Pureza da noiva antes do casamento.
— Está insultando tanto a mim quanto à minha sobrinha. — rebateu Wyatt.
— Internatos são todos iguais, não são? Quem sabe que tipo de travessuras os jovens aprontam entre aquelas paredes.
Wyatt apareceu momentaneamente sem palavras. O barão, percebendo essa hesitação, aproveitou a oportunidade.
— Ouvi dizer que o herdeiro dos Winchester e sua sobrinha são bastante próximos.
— Bem, sim, eles se conhecem desde crianças… Mas como poderíamos fornecer tal prova?
— Conheço alguém muito habilidoso nessas questões. Se uma mulher é… Experiente ou não. Dizem que é incrivelmente perspicaz.
O olhar do barão percorreu lentamente o corpo de Vanessa. Mesmo totalmente vestida, se sentiu despida, e seu corpo estremeceu.
— Se a pureza dela puder ser garantida, o conde poderá me pedir qualquer coisa.
Exigir. Negociação. Prova.
A brutalidade dessas palavras às vezes era difícil de suportar. Aquela farsa já havia se repetido inúmeras vezes. Horrível, simplesmente horrível… Ultimamente, o candidato favorito de seu tio era um magnata dos jornais enriquecido recentemente. Seus jornais baratos, segundo Wyatt, estavam repletos de todos os tipos de escândalos imagináveis. Ele havia enriquecido vendendo esse tipo de lixo e, consequentemente, não possuía qualquer senso de contenção financeira. Aparentemente, essa era a sua única qualidade.
— Ah, como sou afortunado! Conhecer a famosa senhorita Vanessa, cuja beleza é tão celebrada. Uma fumaça espessa e cinzenta se erguia do charuto preso entre os dedos do dono do jornal. Desde o momento em que Vanessa entrou no escritório, o cheiro pungente de uísque barato impregnava o ambiente, fazendo-a querer fugir. Os olhos do homem carregavam uma mistura estranha de desejo e um brilho vulgar e predatório. — Há vinte anos, alguém como eu não ousaria sequer sonhar com isso.
Na frente deles, pensou, Deixo de ser uma pessoa e me torno uma mercadoria. Aqueles homens a avaliavam, atribuíam-lhe um valor, discutiam seu preço como se fosse um objeto à venda, completamente indiferentes à sua humanidade. Mas, por outro lado, refletiu, Em uma terra onde uma mulher sequer pode herdar os bens de seus pais, que grandes expectativas eu deveria alimentar?
— Ah…
Foi nesse momento, dominada pelo desgosto familiar, que a caneta-tinteiro que segurava se partiu em duas. Vanessa olhou consternada para a pena e para o papel, agora manchado por uma poça crescente de tinta. A caneta já estava rachada havia algum tempo. Ela a havia consertado com cola e envolvido em um pedaço de tecido fino, lembrando-se constantemente de tomar cuidado. O manuscrito arruinado, resultado de três horas de trabalho, era doloroso, mas perder a caneta era muito pior. Era uma das poucas coisas que seu pai havia lhe deixado.
— Senhorita, está na hora de apagar as lâmpadas. — anunciou Mary.
— Está bem, Mary. — respondeu Vanessa, secando rapidamente a tinta derramada com um lenço. Ela queria continuar escrevendo, mas desperdiçar óleo das lâmpadas só atrairia as repreensões do tio. Lavou o rosto e as mãos na bacia preparada e vestiu a camisola. Quando já estava deitada, Mary apagou a lâmpada e fechou a porta.
O sono se recusava a vir. Normalmente, ela e Rosalind estariam aconchegadas juntas, trocando segredos em voz baixa, mas naquela noite os irmãos Winchester haviam ido visitar parentes em uma vila vizinha, deixando a mansão incomumente silenciosa. Depois de se revirar por algum tempo, Vanessa finalmente saiu da cama e jogou um xale sobre a camisola. Com certa urgência, atravessou o quarto e destrancou a porta da varanda. O ar fresco da noite do início do verão acariciou sua pele. Inspirando profundamente, sentiu uma agradável sensação de alívio.
