Tradução: Emma
Capítulo 39
O caminho estreito que levava ao jardim de rosas era a obra-prima de River Ross. Alguns anos atrás, achando o jardim um tanto sem graça, ele começara a plantar peônias, trazendo nova vida aos jardins até então simples de Gloucester.
Vanessa apanhou com cuidado duas ou três peônias impecáveis que haviam caído no chão e ajeitou o peso da cesta com o almoço nas mãos. Quanto mais se aproximava do jardim de rosas, mais hesitante ficava.
Será que eu deveria ter avisado? Está tudo bem aparecer assim, do nada...?
Vanessa, que vinha caminhando enquanto colhia flores, ergueu os olhos de repente. No fim do caminho, o portão de ferro estava entreaberto. Depois de fitá-lo por um instante, apressou o passo.
Um pressentimento, por motivos desconhecidos, lhe dizia que River Ross talvez não estivesse ali.
Talvez ele tenha ido até o rio com os criados para um piquenique, ou talvez tenha ido a Bath...
Ele costumava deixar a casinha vazia por dias a fio. Em noites sem sono, andando de um lado para o outro perto da janela, ela às vezes notava que a casinha dele permanecia escura a noite toda.
O passo de Vanessa, cada vez mais rápido, se transformou em corrida. Num só fôlego, empurrou o portão enferrujado e atravessou-o cambaleante, como se estivesse caindo em outro mundo.
Lá estava ele: o jardim indomado e vibrante de maio. Ela protegeu os olhos da luz do sol que caía sobre seu rosto, e sua visão clareou. Com um único girar da cabeça, encontrou o que procurava — ou melhor, o homem que procurava.
Vanessa soltou lentamente o fôlego ansioso que estava segurando. O coração batia forte por causa da respiração contida. Percebeu que tinha prendido a respiração durante toda a corrida pelo caminho, uma prova de seu nervosismo.
Talvez eu estivesse com medo de que ele tivesse partido de vez.
Foi Dália quem a notou primeiro. A cachorrinha branca, que estava rolando aos pés do homem, latiu alegremente e saltou em direção à saia dela. Ele, que estava podando os galhos crescidos das roseiras, se virou.
Sob a sombra do chapéu de palha, seus olhos marcantes se estreitaram ao olhar para ela. De repente, os lábios dela ficaram secos. Vanessa ofereceu um sorriso tímido. — Olá, River Ross.
— Olá, River Ross. — Ao oferecer aquela breve saudação, Vanessa não deixou de notar o leve franzir de sobrancelha dele, como se estivesse olhando para algo incômodo e irritante.
Aquele olhar mandou um calafrio momentâneo pelo seu coração. Mas, num piscar de olhos, a expressão dele voltou ao seu jeito indiferente de sempre, como se aquele lampejo anterior de irritação tivesse sido apenas uma ilusão. — Quanto tempo, Vanessa.
O jeito como River Ross dizia seu nome soava como um suspiro. Quase parecia uma acusação — de que ela não deveria ter voltado.
Embora isso provavelmente seja só a minha própria insegurança...
Um constrangimento pairava no ar, deixando-a inquieta. River Ross encurtou a distância entre eles em poucos passos. Tirou as luvas grossas que usava para jardinagem e a livrou da cesta pesada. Levantando o pano que cobria o conteúdo, ele a olhou surpreso.
— Você trouxe isso?
— Pensei que poderíamos comer juntos, já que é antes do almoço. E faz um tempo que não nos vemos.
— Soube que esteve doente.
— Sim, mas já estou melhor.
A camisa de linho impecável e as calças bem passadas o faziam parecer mais o dono do jardim, ou um convidado distinto, do que um trabalhador. Ele parecia ter o dom de fazer as criadas atenderem às suas vontades. Pagando-as, é claro.
Ou talvez... Dando a elas alguma outra coisa.
O aperto dela na bolsa de manuscritos se apertou sem querer.
— Entre.
Ele abriu a porta da casinha e a chamou para dentro do ambiente sombrio. Vanessa colocou Dália, que se contorcia, no chão e o seguiu para dentro. A casinha parecia praticamente igual a como se lembrava.
— Chá?
— Sim, por favor.
River Ross colocou a cesta que ela trouxe sobre a mesa e pôs uma chaleira no pequeno fogão que usava como lareira. Diferente dos homens que conhecia, que nem sequer sabiam esquentar leite, River Ross era hábil em tudo. Vanessa o observava, com o queixo apoiado na mão.
Seus sentimentos por ele agora vinham tingidos de certo desespero. Para um homem que concordou em ser seu amante, sua atitude era morna.
Talvez meus padrões para um “amante” sejam altos demais.
Desde o início, ela almejava algo além de um mero contrato ou acordo.
