Tradução: Amme
Capítulo 46
O Momento em que Olhares se Cruzaram
A tagarelice e as risadas incessantes das crianças cessaram no instante em que entraram na cabana. Olhando ao redor maravilhadas, não ousavam falar nem brincar. Layla teve de consolar a assustada Monica, portanto foi a última a entrar.
Os criados receberam os jovens convidados do duque com a mesma cortesia que teriam estendido a convidados ilustres. — Por aqui, por favor — disse um dos criados, conduzindo as crianças para a sala de estar.
O duque estava sentado em uma cadeira de costas para a janela que dava para o rio. Para Layla, a cabana estava cheia de memórias assustadoras e constrangedoras, e ela se viu segurando a respiração ao entrar.
— Muito obrigada pela sua generosidade, Vossa Graça — disse a senhora Graeber, animada. — Já foi tão gentil em nos permitir visitar Arvis hoje, e ficamos ainda mais gratos por nos convidar para dentro da cabana também.
Layla sentiu um grande alívio com o papel ativo que a senhora Graeber estava assumindo. Se continuasse a se posicionar como a parceira de conversa do duque, Layla poderia ficar em silêncio no fundo, como um móvel.
— Sou eu quem deveria agradecer por terem aceito o meu convite repentino — disse o duque, levantando-se devagar da cadeira.
Por estar contra a luz da janela atrás dele, o rosto ficava encoberto pela sombra. Isso só tornava sua presença mais palpável, no entanto.
— Senhorita Llewellyn, está doendo — sussurrou Monica.
Layla, que havia estado fitando a silhueta de Matthias com um olhar perdido, baixou os olhos para Monica.
— Está apertando minha mão — murmurou a menina.
Layla percebeu com um sobressalto que havia apertado a mãozinha da menina com muita força. — Nossa, me desculpe, Monica — disse, esfregando a mão dela.
Enquanto isso, a porta que dava para a varanda foi aberta. Layla virou a cabeça ao sentir o cheiro de maresia que vinha do rio. Viu que na varanda ensolarada havia uma mesa de chá posta com esmero. A toalha branca ondulava suavemente na brisa.
Deslocando o olhar de Layla para a senhora Graeber, o duque lhe estendeu a mão e perguntou: — Vamos?
Corada, a senhora Graeber pousou levemente a própria mão na dele e saíram juntos para a varanda.
As crianças, que nunca haviam vivenciado um chá daquele nível, as seguiram animadas. Segurando a mão de Monica com mais delicadeza do que antes, Layla foi a última vez a cruzar a porta.
— Parece que viramos princesas de verdade, senhorita Llewellyn! — exclamou Monica, olhando ao redor da varanda maravilhada.
Layla concordou com a cabeça. A mesa de chá estava posta com uma decoração tão suntuosa que era difícil acreditar que não havia sido planejada com antecedência.
O olhar de Layla passou pelo arranjo central de ásteres vermelhas e flores de renda brancas até as xícaras e os utensílios, que pareciam excessivamente ornamentados para as crianças de uma escola rural. Depois olhou além do corrimão da varanda para o Rio Schulter que cintilava lá embaixo.
Um feixe brilhante de luz solar se refletiu ofuscante nas armações finas dos óculos dela, atraindo a atenção de Matthias.
O rio azul. A luz branca do sol. A floresta vermelha. Em meio a essas belas cores de outono, os olhares de Matthias e Layla se cruzaram.
Monica continuava a se maravilhar com tudo o que encontrava.
Se entusiasmou com a beleza da cabana e da paisagem, com a gentileza do duque, com o delicioso bolo, e com inúmeras outras coisas. — Nossa! — exclamou quando uma tigela de sorvete foi colocada na frente dela. Depois de dar uma mordida, virou-se para Layla e sussurrou solenemente: — É como estar comendo uma nuvem, senhorita Llewellyn!
Layla levou alguns segundos para entender o que Monica estava dizendo. Sorrindo, pegou um guardanapo e limpou o sorvete dos lábios dela.
Aquele era o primeiro ano de escola de Monica. Era menor e mais tímida do que os colegas, então tinha dificuldade de se encaixar. Nas primeiras semanas de aula, havia chorado todos os dias dizendo que queria ir para casa. Era tão trabalhosa que Layla sentia vontade de chorar junto com ela.
Já não chorava com tanta frequência, mas ainda seguia Layla mais do que qualquer outra criança da turma. Depois que soube que a mãe de Monica havia falecido na primavera anterior, sentiu que entendia um pouco melhor o que ela sentia.
— A senhora também devia provar, senhorita Llewellyn.
Layla sentiu tentação, mas decidiu se comportar como adulta. — Não, Monica. Estou bem.
Não havia nenhuma regra que impedisse adultos de comer sorvete, mas o sorvete naquela mesa havia sido servido apenas para as crianças. Não queria que o duque a visse comendo.
Tomando um gole do chá já morno, começou a ouvir a conversa do outro lado da mesa e ficou aliviada ao notar que a senhora Graeber ainda a conduzia ativamente.
Lançando um olhar furtivo ao duque, sentado à cabeceira da mesa, observou que ele ouvia a senhora Graeber com atenção. Pelas respostas breves e o sorriso educado, demonstrava etiqueta impecável. Notavelmente, por trás dessa etiqueta perfeita, exibia sua dominância sobre todos. Havia nele um ar de arrogância altamente refinada.
Enquanto a atenção de Layla estava fixada no duque, a quem observava como uma cientista observa um espécime, Monica saltou da cadeira e estendeu a tigela de sorvete na sua direção. — Senhorita Llewellyn, senhorita Llewellyn. Está tão bom! Por favor, prova um pouquinho, tá bom?
Enquanto Monica puxava a manga da blusa, Layla se sobressaltou, fazendo Monica soltar a tigela, que derramou sorvete em toda a saia de Layla antes de cair no assoalho da varanda. O barulho chamou a atenção de todos à mesa.
— D-desculpa, senhorita Llewellyn! — gritou Monica, olhando apavorada para a bagunça que havia causado.
— Não tem nada, não se preocupe — disse Layla, sorrindo para Monica. Em seguida, pegou apressada um guardanapo e começou a limpar a saia.
Algumas criadas logo chegaram e limparam rapidamente o chão. Ao ver que Layla fitava as próprias mãos pegajosas e a saia manchada, Matthias acenou para a criada mais próxima. Entendendo de imediato a intenção do senhor, a criada conduziu Layla ao lavabo.
Sem a professora, Monica estava prestes a começar a chorar, mas Bill surgiu a tempo para consolá-la. Naquele instante, o assistente do duque apareceu. — Vossa Graça, o Conde Klein gostaria de falar com o senhor ao telefone.
Quanto mais Layla esfregava a mancha de sorvete, mais funda ela ficava.
Logo desistiu e simplesmente lavou as mãos. Por sorte, a saia era de cor escura, então a mancha não era muito visível.
Fechou com cuidado a torneira dourada da pia e inspecionou a própria aparência no espelho. As bochechas estavam levemente coradas depois do esforço frenético tentando tirar a mancha.
Arrumou os cabelos, respirou fundo e saiu do lavabo. No entanto, mal havia dado alguns passos quando se sobressaltou e parou. O duque estava recostado contra a parede no corredor que levava de volta à sala de estar. No instante em que ela se sobressaltou, o Duque Herhardt ergueu os olhos.
Que catástrofe, pensou, franzindo o cenho enquanto olhava ao redor, preocupada que ele fosse fazer alguma coisa de novo. Não me diga que estava me esperando.
Passou um bom tempo, mas ele ficou no mesmo lugar, olhando para ela com calma.
Os lábios exibiam um sorriso irônico pouco cavalheiresco — um sorriso que aqueles que o elogiavam como o aristocrata perfeito jamais veriam. Sempre que sorria assim, algo ruim acontecia com Layla.
Sentindo um pressentimento ominoso, ela entrelaçou as mãos e engoliu em seco nervosamente. Queria esperar em silêncio até que ele se afastasse, mas temia que isso criasse um mal-entendido desnecessário.
Ainda em guarda, começou a caminhar cautelosamente em direção a ele, um passo de cada vez. Ele continuou recostado na parede, observando-a, até ela estar prestes a passar. Então deu um passo para o meio do corredor, bloqueando o caminho. Assustada, ela recuou, ao que ele deu uma risadinha sarcástica.
Depois da curta ligação com o Conde Klein, havia decidido não voltar direto para a varanda e tomado a direção oposta. Não havia nenhum plano específico em mente. Simplesmente sentiu vontade de esperar por Layla, já que ela ainda não havia voltado do lavabo. Imaginou que algo interessante poderia acontecer, e havia acontecido.
Com expressão séria, Layla começou a caminhar resoluta em direção a ele de novo, como um soldado marchando para a batalha. Parecia querer passar por ele, mas o corredor da cabana não era largo o suficiente para isso.
Quando se aproximou novamente, ele avançou o pé. Por sorte, ela já estava olhando para baixo e reflexivamente saltou para o lado.
Me escapei!, pensou, aliviada.
O alívio rapidamente se transformou em vergonha, porém, quando ele deftamente pousou o pé em um lugar diferente. Não havia tentado fazê-la tropeçar. Parecia que sim, mas na verdade estava apenas mudando a postura com toda a naturalidade. Portanto, Layla havia saltado como um coelho assustado sem nenhum motivo diante do duque, que estava de pé com toda a graça.
Ele deu uma risadinha discreta, depois se virou como se nada tivesse acontecido. Ela ficou parada no lugar até que ele chegasse à sala de estar.
Sabia que, se contasse a alguém sobre o comportamento infantil dele, a chamariam de mentirosa.
Sacudindo a cabeça, endireitou a postura e caminhou em direção à sala de estar. Voltou à varanda e ficou aborrecida ao ver o Duque Herhardt com aspecto de cavalheiro perfeito de novo. Conversava amigavelmente com a senhora Graeber.
— Voltou bem na hora, senhorita Llewellyn! — disse a senhora Graeber ao vê-la. — Vamos de barco!
— De barco?
— Sua Graça disse que vai deixar os alunos dar um passeio no barco dele. Passear de barco naquele rio lindo, não soa divertido?
— Ah... mas eu...
Enquanto Layla lutava para encontrar uma resposta, Bill interveio. — Me desculpe, Vossa Graça, mas a Layla tem medo de água. Ela não consegue andar de barco.
— Ah, entendo — respondeu o duque em tom de pesar, olhando para Layla.
Claro que um ano antes havia visto ela quase se afogar no mesmo rio, mas fingiu estar descobrindo o medo de água dela pela primeira vez. — Então a senhorita Llewellyn pode ficar aqui e descansar.
Por que está sendo tão prestativo comigo?, ela se perguntou.
Enquanto isso, as crianças correram para dentro, seguindo um criado.
— É, senhorita Llewellyn. Eu vou, então pode ficar aqui — disse a senhora Graeber.
— Fica tranquila, Layla. Eu cuido dessas pestinhas — acrescentou Bill, rindo enquanto pegava a mão de Monica.
Embora no começo Monica quase tivesse chorado só de ver Bill, agora ia com ele de bom grado.
— Obrigada, senhora Graeber. E obrigada, tio Bill — disse Layla, envergonhada. Diferentemente do duplicitoso duque, sabia que a senhora Graeber e Bill eram pessoas de bem.
Também se sentiu com sorte de, por não ir de barco, ficar longe do duque.
Mas por que ele ainda não se levantou?, percebeu, notando que ele ainda estava sentado mesmo depois que todos haviam saído.
Só então lhe ocorreu que, claro, o duque não iria de barco com um bando de crianças da escola.
Percebendo que havia cometido um erro enorme, se levantou da cadeira de um salto, apenas para ver dois barcos cheios de crianças saindo do cais lá embaixo. Os criados remavam enquanto Bill e a senhora Graeber cuidavam das crianças.
— Senhorita Llewellyn! Senhorita Llewellyn! Senhorita Llewellyn!
As crianças riram e acenaram quando a viram parada no corrimão da varanda.
— Até depois do passeio, senhorita Llewellyn! — Até a tímida Monica sorria animada.
Bem quando Layla percebia com desespero que era tarde demais para alcançar as crianças, ouviu uma voz tão fria quanto a brisa do rio:
— Sente-se.
Assustada, se virou. O duque estava sentado de pernas cruzadas, olhando para ela. — Layla — disse em tom cantado, sorrindo.
