Tradução: Amme
Capítulo 38
O Tempo em Que Eu Te Amei
Às vezes uma previsão precisa pode ser decepcionante. Matthias percebeu isso naquela manhã ao olhar para o jardim de rosas lá embaixo e não ver Layla.
Dado tudo que havia passado, imaginou que levaria um bom tempo antes que ela reaparecesse. Já havia previsto isso em seu escritório na noite anterior, depois de ouvir o relato de Hessen.
Mesmo assim, ver a ausência de Layla com os próprios olhos o perturbou levemente.
Que tola, pensou, soltando uma risadinha enquanto fechava as finas cortinas e se virava.
O roubo havia sido um ardil. O verdadeiro objetivo de Linda Ettman era partir o coração de Layla e destruir sua autoestima. Se não conseguia deter o filho, precisava fazer Layla desistir. Era uma estratégia excelente, e Matthias a aplaudia por isso. Ela havia compreendido perfeitamente a adversária e cravar a adaga no momento certo para produzir o efeito desejado.
O esquema da Senhora Ettman havia lhe proporcionado ainda mais entretenimento do que esperava. De fato, havia rido algumas vezes enquanto ouvia o relato de Hessen.
A manhã tranquila de fim de semana parecia particularmente longa e sombria.
Depois de se vestir, olhou pela janela mais uma vez enquanto tomava café. Bill Remmer e os ajudantes trabalhavam afanosamente, mas Layla ainda não estava em lugar algum. Começou a se perguntar se havia sido ganancioso demais ao desejar alguém tão patética.
Sentindo vontade de zombar dela, saiu para um passeio matinal leve.
Os criados não interferiram, sabendo que ele gostava de nadar no rio perto da cabana quando tinha tempo livre.
Esperava que Layla estivesse chorando para que pudesse se divertir de novo. Enquanto refletia sobre aquele desejo, chegou à cabana do jardineiro. Normalmente, Layla estaria lendo um livro na varanda ou fazendo tarefas no quintal, mas não estava em lugar nenhum.
Os arredores da cabana estavam completamente quietos e silenciosos.
Bem quando começava a se sentir aborrecido, um pombo branco desceu em voo. Voava diretamente em direção à janela na parte dos fundos da cabana como se fosse seu destino.
Por reflexo, caminhou na direção para onde havia voado. O pombo estava pousado tranquilamente no parapeito da janela entreaberta. Notou que havia um bilhete pequeno amarrado à pata. Só então percebeu que aquela janela era do quarto de Layla.
Aproximou-se, mas o pombo não voou.
Será uma pomba-correio?
Franzindo levemente o cenho, estendeu a mão com calma e capturou o pássaro. Permaneceu dócil mesmo em sua mão. Ficou olhando para o bilhete que o pássaro havia trazido até ser surpreendido pelo som de choro que vinha pela janela.
Acontece que o quarto que havia achado vazio continha Layla deitada na cama, soluçando miseravelmente.
Mesmo depois de abrir os olhos, Layla ficou imóvel na cama, olhando para o teto. O quarto estava cheio de luz brilhante, e os pássaros que moravam nas árvores perto da janela cantavam com a mesma vivacidade.
À medida que os sentidos embotados foram se tornando alertas, a realidade cruel que havia esquecido durante a doença também voltou. E ainda assim era estranho — quanto mais nítida essa realidade ficava na mente, mais tranquilo o coração se sentia. Era como se todas aquelas emoções lancinantes, que tornavam até mesmo respirar difícil, tivessem escoado junto com o suor e as lágrimas derramados durante a doença.
Dois, não — três dias haviam passado. Depois de calcular quanto tempo havia ficado de cama, sentou-se devagar. Sentiu uma tontura por um momento, mas ela passou.
Vou precisar lavar esses lençóis. Também devo limpar as molduras das janelas, relavar os pratos que o tio Bill tentou lavar, e...
Pensando em todas as tarefas que precisaria fazer, sentiu-se sobrecarregada e fechou os olhos. Quando os abriu novamente, decidiu sobre uma tarefa que precisava ter prioridade sobre todas as outras.
Precisava ver Kyle.
— Você não deveria estar andando assim ainda, Layla. Precisa descansar! — gritou Kyle, correndo em direção a Layla depois de avistá-la sentada à beira do riacho, contemplando o próprio reflexo na água. Ela ergueu a cabeça devagar e olhou para ele. Os sinais persistentes da doença ainda eram visíveis no rosto.
— Por que você veio até tão longe? — perguntou, apressando-se em direção a ela. — Eu podia ter ido te ver em casa.
Ela estava sentada com os braços ao redor dos joelhos sobre uma pedra larga e plana à beira do riacho. Os cabelos sedosos e louros que caíam pelos ombros esguios pareciam fazer parte da luz da tarde.
— Tenho algo a te dizer — disse ela. Em vez do sorriso de sempre, o rosto estava inexpressivo.
— Ué, é algo importante? — perguntou ele, sorrindo por ela.
Em vez de sorrir de volta como normalmente faria, continuou a encará-lo com o rosto inexpressivo.
Então ele sorriu ainda mais radiante, como se tentasse afastar a sensação ominosa que estava sentindo.
— Também gosto de passar o tempo com você assim, mas você ainda está se recuperando da doença. Estou preocupado.
— Kyle.
— Na verdade, eu também tinha algo a te dizer. Que ótimo. Posso dizer aqui.
— Kyle.
— Não precisa se preocupar mais com o dinheiro da matrícula roubado, Layla. Meu pai vai a Ratse amanhã e vai pagar —
— Kyle, não vou para a faculdade — disse ela, em voz baixa mas firme.
— O que...? — perguntou ele, erguendo os olhos do riacho para ela.
Ficaram se encarando com olhares fundos e tranquilos.
— Não vou para a faculdade — repetiu.
— Que é isso? Você passou naquele vestibular difícil e tudo mais! Já te disse que não precisa se preocupar com a matrícula, Layla. Por favor, não seja teimosa em relação a —
— Também não vou me casar com você. — Soltou os joelhos e ajustou o xale que estava escorregando dos ombros. — Vou ficar aqui com o tio Bill e levar a vida que sempre pensei que levaria. Me desculpa, Kyle. Devia ter te dito isso desde o começo, mas... fui cegada pela ganância.
— Ganância?
— É. Acho que realmente queria ir para a faculdade e estudar, mesmo dizendo que não queria. Aceitar me casar com você era uma forma de conseguir isso, então fui junto. Usei você.
— Você está mentindo. Você realmente acha que eu ia acreditar nisso? — zombou ele.
Ela ficou imóvel, pensando: Quem me dera que fosse tudo mentira. Um sorriso triste se abriu nos lábios trêmulos. Por algum tempo, havia achado que era simpatia ou pena, mas então percebeu como as coisas realmente eram.
Ele a via como amada. Era nesse espírito que havia lhe pedido em casamento — mas ela havia aceitado o pedido como amiga. Seria mentira afirmar que não havia ganância escondida em sua decisão de aceitar, e isso a fazia sentir-se ainda pior.
— Você não é como as outras pessoas, Layla. Você não faria algo assim. — Levantou-se de um salto. A sombra longa pairava sobre ela. — Você me ama. Você acha que sou tão tolo a ponto de não saber disso?
— Claro que te amo. — Não podia negar. Se alguém perguntasse se amava Kyle, assentiria imediatamente. Podiam perguntar mil vezes, e ela assenteria mil vezes. — Te amo como meu melhor amigo. Te amo como um irmão mais velho, e às vezes como um irmão mais novo. — Manteve a compostura mesmo vendo o rosto dele ficar cada vez mais sombrio. Precisava. — Mas não é esse tipo de amor que você quer. Não consigo, Kyle, eu... não consigo te amar assim. Por isso não posso me casar com você.
— Não me importo — respondeu ele, engolindo em seco com dificuldade. — Não me importa que tipo de amor seja. Se é amor, é amor. Não importa se não é o amor que eu quero, Layla.
— Não. Eu não quero isso. — Levantou-se devagar.
Uma brisa da floresta soprou entre os dois. Ela respirou fundo, contemplando as ondulações que a brisa fazia na superfície da água.
Aquele riacho da floresta, não muito longe da cabana, havia sido o playground dos dois quando eram pequenos. Como tinha medo de água funda, preferia-o ao Rio Schulter, pois conseguia entrar sem que a água passasse dos joelhos.
Ela se sentava na pedra à sombra das árvores e lia um livro, enquanto ele vagava pelo riacho capturando caranguejos e peixinhos. Às vezes encontrava conchas ou pedras bonitas e lhes dava de presente. Rimos tanto, pensou. Sempre nos divertimos muito. O tempo em que eu te amei era tão caloroso. Tenho tantas, tantas memórias radiantes assim, e o meu amor por você não mudou, e provavelmente nunca vai mudar. Mesmo assim, preciso te soltar.
Baixou a cabeça para esconder as lágrimas que começavam a se formar nos olhos.
— Não consigo. Preciso me afastar de você. Me desculpa, Kyle. Devia ter te dito isso desde o começo.
— Se esse é o único motivo, realmente não devia dizer isso — respondeu ele. — O mundo está cheio de pessoas que se casam sem amor. Pelo menos você me ama. Isso é suficiente. — Deu um passo em direção a ela e colocou o braço ao redor dos ombros dela. — Você acha que está me usando? Tudo bem. Me use, então. Não me importo.
— Não faz isso.
— Enquanto estiver com você, está tudo bem. Qualquer coisa está bem. Se vai te ajudar, me use à vontade.
— Kyle!
— Você pode fazer o que quiser, menos me deixar. — Os olhos também estavam se enchendo de lágrimas.
Ela cerrou os punhos para não deixar o coração vacilar.
— Não. Não quero isso.
— Você realmente quer ir para a faculdade, não quer? Quer tanto que estava disposta a me usar. É uma razão ainda maior para não me deixar ir.
Por fim, sabia que precisava dizer a coisa que mais temia contar-lhe.
— Kyle, eu... quero me casar com alguém que eu ame romanticamente, como amada. Só de pensar em me casar com você e ir a Ratse juntos me deixa ainda mais certa disso. — Uma expressão de tristeza chocada atravessou o rosto dele. — Quero me casar com alguém assim e viver sem vergonha. Quero isso ainda mais do que quero ir para a faculdade.
— Layla.
— Pensei em te usar e simplesmente fingir que não estava fazendo isso. Mas então, me envergonharia dessa escolha pelo resto da vida. Me arrependeria. Não quero viver assim.
— Layla Llewellyn!
— Se fizesse essa escolha, mancharia as memórias de todo o tempo em que te amei como amigo, como irmão. É algo que nunca quero fazer. — A voz sincera tremia levemente.
Mesmo sabendo que era hora de crescer, estava prestes a fazer a escolha mais infantil possível. Por não querer perder Kyle, com o bônus adicional de poder ir para a faculdade, havia aceitado o pedido. Agora sentia uma vergonha e uma culpa profundas por aquela escolha.
A Senhora Ettman havia acertado. No momento em que aceitou o pedido, o relacionamento com Kyle havia cruzado uma linha sem volta.
A Senhora Ettman a odiava por isso, e ela não conseguia suportar aquele ódio. Não queria estragar a imagem que Kyle tinha da mãe contando o que ela havia feito. Também não queria magoar o tio Bill.
Não havia como voltar atrás. Revelar a verdade sobre o roubo só faria mal a todos. Foi isso o que havia percebido depois de derramar lágrimas suficientes para esvaziar o corpo inteiro.
Portanto, precisava se afastar dele. Ali mesmo, em silêncio.
Era o único jeito de proteger o próprio amor-próprio, a família de Kyle e os sentimentos de Bill.
— Vamos manter nossas velhas memórias sem mancha, Kyle. — Olhou nos olhos dele e falou em voz baixa. — Vamos fazer isso.
Vamos deixar para trás os maravilhosos dias da infância e crescer, quis acrescentar. Em vez disso, deixou um suspiro tranquilo escapar pelos lábios ressecados. Não chore, disse a si mesma. Havia repetido a frase repetidamente enquanto caminhava até o riacho.
Por sorte, funcionou, e nenhuma lágrima caiu dos olhos. Fechou-os e começou a caminhar.
Ele estava parado atordoado. Ao ela passar por ele, ele agarrou o pulso. — Não vai. — A mão grande e quente tremia.
Ela abriu os olhos e, em vez de responder, simplesmente afastou a mão dele. Apesar da força física dele, a mão caiu frouxamente do pulso dela ao menor toque.
Ela se afastou com passos calmos e leves, deixando-o para trás enquanto ele contemplava o riacho. Os olhos estavam úmidos, mas nenhuma lágrima caiu até chegar de volta à cabana.
